Cliente, Usuário e os Mecanismos de Busca


cliente-usuario-e-os-mecanismos-de-busca

Quando pensamos em planejamento e resultados satisfatórios, temos três fatores que contribuem para o sucesso ou para o fracasso do projeto, são eles, o cliente, o usuário e os mecanismos de busca que hoje passaram a ser importantes quando falamos de mídias online. Poderíamos colocar aqui também os responsáveis pelo planejamento, mas não quero entrar neste mérito neste artigo, pois a discussão iria ser bem grande.

O Cliente – a razão do início do negocio, o cliente é aquele que sabe tudo que quer, o único problema é que ele não sabe explicar da maneira correta o que espera, e sem orientação adequada e com firmeza, colocará o projeto em uma gangorra, onde quem tiver mais força irá conseguir mostrar o caminho correto.

O cliente tem sempre razão diz o ditado, mas não podemos esquecer que o cliente entende muito bem do seu negocio, mas se tratando de usuário e mecanismo de busca normalmente o conhecimento é apenas o que leu por ai.

Para não por em risco o projeto, é necessário ser franco e explicar corretamente o porquê e a necessidade de ser feito da maneira que os profissionais da área, planejaram.

O Usuário – exclusividade, essa é a palavra certa para o que este personagem é no projeto. Normalmente o mais esquecido pelo cliente, o usuário será o que consumira o produto, não aplicar testes e pesquisas é o primeiro passo para o fracasso.

Todos somos usuários da web, e com certeza as buscas já estão mais do que instaladas em nossas mentes quando navegamos na internet, então projetar para web é necessário pensar na otimização nos mecanismos de busca.

Já pude presenciar diversos tipos de clientes aqueles que dizem estar pensando no usuário tentando mostrar soluções através do que acham e aqueles que estão apenas preocupados em ganhar dinheiro.

Precisamos ficar atentos ao que realmente importa, os consumidores da informação, e deixar tudo de forma clara e objetiva, e com certeza o projeto trará resultados consistentes.

Mecanismo de Busca – Este fator não humano, mas que às vezes tem comportamento de um, é o que faz a “roda girar” no mundo online. Hoje praticamente todas as empresas falam em SEO (Search Engine Optimization), mas nem sempre é feito da forma correta, as vezes escolher algumas palavras, criar um sitemap, e trabalhar corretamente as meta description e title, não fazem com que seu projeto saia na frente, é necessário um planejamento bem maior para que isso aconteça, é claro essas regras que passei são importantes e devem ser feitas em todos os sites.

Esses 3 fatores, bem orientados e servidos, é o que preservará a qualidade do projeto, então não podemos nunca de orientar os clientes, servir com qualidade os usuários e deixar claro quem você é para os robôs de busca.

 





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>