Experiência do Usuário


Experiência do Usuário

Quando falamos em experiência do usuário sempre pensamos que é fazer com que o usuário consiga realizar tarefas sem muito esforço, bom digamos que isso é uma verdade mais vamos deixar isso mais para a questão da usabilidade das coisas. Experiência do usuário vai um pouco mais além, vai a lugares e objetos não só aplicáveis a tecnologia da informação ou internet, podemos deparar com empresas que estão colocando na pratica este tipo de interação que traz benefícios as pessoas que utilizaram os serviços, trazendo impactos positivos para ambos os lados.

Um ótimo exemplo de experiência do usuário são os hospitais vamos se dizer assim de “luxo”, a qual tendem a fazer com que o ambiente não pareça com um lugar onde possua pessoas que não estão em uma situação agradável, o Hospital Sírio Libanês é um grande exemplo onde o seu hall de entrada mais parece com a entrada de uma hotelaria do que de um lugar para pessoas doentes, o Albert Einstein também possui recursos de shoppings onde se tem um bom café entre outras coisas agradáveis que trazem um experiência diferenciada aos pacientes. É claro existem outros lugares que fazem questão de trazer sensações inovadoras aos seus usuários a Apple nos Estados Unidos não deixa essa questão de lado e o cliente praticamente sai da loja achando que não pagou a conta devido aos sistemas deles de não ter um caixa e a nota fiscal chegar via e-mail.

Experiências do usuário não se resume apenas a tecnologia mais sim o diferencial que trás uma admiração por parte da pessoa que utiliza o serviço e a sensação de estar fazendo algo novo de forma simples e descomplicada.

O site Webinsider resume Experiência do Usuário em algumas palavras “…a qualidade e satisfação em interagir com o desenho de algum produto, serviço ou sistema”.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>