
Não se atualizar é o mesmo que voltar a trás
A impressão que tenho é que a web se transforma a cada mês, a evolução tanto em design, codificação ou até mesmo o modo que as pessoas interagem com as novas tecnologias é impressionante. Mês a mês as empresas se preocupam em atualizar seus sistemas operacionais, seus smartphones lançando novas versões e modelos, com isso a web vai se modificando e quem trabalha com ela é preciso estar sempre ligado nas novidades, aprender novos recursos e até mesmo facilidades para aumentar a produtividade já que a demanda por profissionais que trabalham com interfaces digitais esta cada vez mais crescente no Brasil.
Há uma década atrás os sites eram feito em tabela, logo veio a ideologia de tabless e elas foram extintas por códigos cada vez mais otimizados, logo depois veio a ideia de folhas de estilo separando a apresentação visual do código facilitando a manutenção do visual das interfaces, mas a web nunca para e foi criado efeitos sofisticados e o HTML 5, CSS 3 e a biblioteca JQuery entraram em cena acabando com o poderio do Flash para animações, os dispositivos foram mudando e começamos a ter diversas resoluções de tela e o que impactaria em uma má experiência do usuário começou a se pensar na ideia do design responsivo. A forma de desenvolver para web não parou e começamos a ter que pensar em criar interfaces com mais facilidade e dinamismo então entrou a onda dos pré-processadores e o CSS passou a ser mais poderoso e mais dinâmico.
Essa linha de tempo são fatores que ocorreram em menos de 1 década agora imagine você que acompanhou toda essa evolução e se você não tivesse se atualizado? Onde estaria hoje?
Não tem jeito se você ficar parado você só estará andando para trás, não à evolução apenas em tecnologia back-end mais no front-end e até mesmo no design a evolução é rápida e gradativa, no design passamos por muitos estilos até chegarmos no que chamamos de flat design e parece que é o fim já que é um design bem minimalista e excelente para resoluções de telas menores, mas será mesmo o fim? O que vira depois do flat design, com toda certeza posso afirmar que vira um novo estilo que será ainda melhor.
Como disse a web não para e a grande vantagem disso é o redesign, quando mais a web se transforma mais as empresas precisão de profissionais da área para poderem refazerem seus websites, aplicativos móveis dentre outras mídias. Essa é sem dúvida a maior vantagem da transformação, hoje posso dizer que o mercado Front-End esta super aquecido já que estamos na fusão do design de sites desktop para websites responsivos, e existem muitas empresas interessadas em modificar velhas plataformas. Chegará uma hora que toda a web estará responsiva e o mercado ficará um pouco mais fraco mas isso talvez será só por alguns meses, pois algo novo entrará e os profissionais precisaram estar afiados para os novos desafios.
Nunca pare!