O Cliente quer o Site para ele e não para o Usuário


shutterstock_72119335

Com certeza você já deve estar familiarizado com a frase design centrado no usuário, mas o que mais vemos hoje é o cliente querer ser o centro do universo e achar que o design deve ser centrado nele.

Creio que seja uma das tarefas mais difíceis para o arquiteto de informação, convencer o cliente de que ele não é a pessoa que mais visitará o site do seu produto ou empresa.

O cliente como qualquer outra pessoa sempre acha que sabe tudo sobre, marketing, design, site e o comportamento das pessoas na internet, o que acontece é que não funciona bem assim.

A minha opinião sobre isso, é que cada um estudou e se especializou em áreas diferentes para que possamos realizar o melhor em cada profissão, trazendo resultados positivos para as empresas que contratam os serviços especializados.

Se o cliente intervem no que não diz respeito ao que é solicitado, as chances do projeto ter pouco resultado são maiores. O profissional de UX e Designer solicita o briefing faz reuniões para recolher informações da empresa e a partir dai pesquisa sobre as melhores praticas e busca resolver problemas de usabilidade, cria as interfaces de acordo com o que seja ideal para os usuários, através de testes. Quando o cliente entra no meio deste processo e intervem dizendo o que é melhor por que ele acha, é hora de ter as cartas na manga e convencer por meio de pesquisas que ele esta errado, ou seu produto será um fracasso.

É uma tarefa difícil quando se lida diretamente com os diretores das empresas e não com um departamento de marketing que esta mais aberto as soluções exibidas por especialistas.

Apesar da tarefa ser árdua é necessário ser executada, assumir os riscos do planejamento por saber que esta sendo feito o melhor para os usuários isso transforma os projetos não centrados no cliente.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>