Quanto custa um site? qual o valor do seu trabalho?


quanto-custa-o-seu-trabalho

Recentemente fiz uma pesquisa para saber quanto o profissional de web design esta cobrando pelo seus serviços, e as respostas foram diferenciadas tanto para agências de publicidade quanto para o web designer que trabalha como freelancer. Quanto custa o design? Quanto custa suas horas? Quanto custa o seu infindável retrabalho?

Para responder essas perguntas, precisamos fazer novas perguntas como por exemplo, quanto vale o seu final de semana sacrificado? Quanto vale um projeto que pode durar até 30 dias de trabalho?

Quanto vale o esforço de ter que aprender uma nova tecnologia simplesmente para resolver o problema imposto? O maior problema é saber que se formos levar todas essas perguntas a fio o design sai realmente caro.

A minha pesquisa foi baseada na resposta de 8 profissionais freelancer e 4 agências de publicidade. O valor cobrado por web designers freelancer são bem inferiores a agências e o trabalho final acaba tendo um resultado aproximado, mas o maior problema do profissional independente é a falta de profissionalismo nas negociações e a desvalorização do seu produto.

Agências de publicidade valorizam mais o atendimento com o cliente e sempre passam a ideia de que o seu produto vale muito mais do que qualquer outro, os valores são bem altos e em minha pesquisa recebi até propostas para um site institucional simples com 10 páginas e sem sistema administrativo por 15 mil reais, ao contrario do profissional freelancer que chegou a cobrar 700 reais pelo mesmo site, o que na minha opinião foi a maior desvalorização que já vi, mas a média ficou entre 1.300  à 3.500 reais.

Cada um avalia o valor de seus esforços da maneira que bem entende, e é nessa hora que o cliente também tem que prestar atenção e ver se realmente o valor que o profissional esta passando é correspondente com suas expectativas, como diz o velho ditado o barato as vezes sai caro, e é necessário avaliar se este profissional tem um portfólio interessante, quais são seus clientes, como é seu atendimento, isso fará uma diferença para depositar sua confiança. Por outro lado pagar muito caro por um serviço simples é jogar dinheiro no lixo, as vezes valores exorbitantes de agências nem sempre quer dizer que o produtos atenderá todas as suas necessidades.

Planejar, criar e desenvolver um site de qualidade, não é como “fritar pastel” onde você esquenta o óleo e espera a massa dourar e em minutos esta pronto, um site vai muito além, é necessário dedicação, soluções diferenciadas, realização de pesquisas, validação com o cliente, retrabalho, interações que melhoram a experiência dos usuários fazendo com que eles possam achar o que precisa e se sentir a vontade, e o cliente tem que receber retorno deste investimento. Por esses motivos é preciso ter cuidado para não desvalorizar o seu trabalho e ao mesmo tempo não explorar da falta de conhecimento de algumas pessoas e cobrar preços elevados desnecessários.

 

Agência X Freelancer

 

Porque os valores passados por agências são cerca de 5 a 10 vezes mais caros do que de um profissional independente mesmo que o trabalho seja aproximado a de uma agência? A explicação desta pergunta é bem simples, agências de publicidade tem muitos custos, desde o pagamento de salários para a equipe e até custos fixos como aluguel do estabelecimento, água, luz e internet, isso sem contar custos com tributos fiscais. Além disso as agências dispõem de um tempo de trabalho maior, tendo o dia todo para resolver os problemas dos clientes e questões relacionadas ao projeto.

O Freelancer é mais em conta por muitos fatores, os custos são menores, não há necessidade de uma equipe e na maioria das vezes o freelancer utiliza de sua própria casa e recursos pessoais para desenvolver os projetos. O tempo de trabalho também é reduzido, a grande maioria tem seu emprego fixo e os serviços extras são feitos a noite e aos finais de semana. Desta maneira se pode cobrar  menos e também oferecer um serviço de ótima qualidade para seus clientes.

Concluindo o cliente precisa analisar qual a sua necessidade, qual o prazo necessário para que seu produto fique pronto, quais serviços além da criação e desenvolvimento ele precisa e qual a qualidade que ele espera, como dizem por ai um Fusca e uma Ferrari consegue chegar no mesmo lugar mais qual traz mais conforto? qual tem mais potência? qual demonstra mais poder? O freelancer por sua vez precisa reavaliar preços para não desvalorizar o seu trabalho e o trabalho dos demais.

 

 

 

 

 

 





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Um comentário em “Quanto custa um site? qual o valor do seu trabalho?

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>