10 Dicas na Hora de Criar


10-Dicas-na-Hora-de-Criar

A tarefa do Designer não é fácil, criar a todo instante interfaces diferentes é cansativo e demorado.

Se o briefing é bom, e temos bastante referência e conteúdo, o ato de criar se torna um pouco mais fácil, mas isso não quer dizer que não precisamos de alguns elementos chaves para poder ter ideias criativas e coloca-las no papel.

O que quero propor aqui não são regras e não se aplica a todos os designers, cada um tem o seu “jeito certo” de começar o projeto, mas quero deixar as minhas dicas que sempre utilizo e me beneficio dessa maneira de trabalhar.

1º Explorando - Exploro o máximo que a empresa tem para oferecer em recursos já prontos, por exemplo, se já existe um site e vou remodelar então primeiro vejo tudo que será possível e tudo de novo que será acrescentado. Claro tudo isso se a empresa não tiver um Arquiteto de Informação definido e o próprio Web Designer é quem será responsável por esta parte também.

2º Criando uma arquivo novo com elementos base – Primeiramente sempre recolho o máximo de informação e coloco no meu programa de vetor, se for um site, vou colocando as rotulações de menu, conteúdo de texto que terá na página, logotipo do cliente entre outros elementos que serão usados no decorrer do processo criativo.

3º Inspiração – Essa é a hora que começo a entrar em sites de inspiração, vejo todos os tipos possíveis, por cor, por interação, por layout, por gênero, tento aproveitar o máximo de ideias e as que gostei coloco sobre meu arquivo para que eu possa visualizar sempre que possível.

4º Vetores – Neste momento começo a fazer uma varredura na internet para coletar os possíveis vetores que utilizarei, ou então desenho novos.

5º Interação – A partir dos sites visitados para inspiração, é hora de pensar também na interação com o usuário e não só no visual. Todos sabemos que hoje na web temos padrões de interação reconhecidos pelos usuários, cabe ao Arquiteto da Informação ou o Designer reconhecer a melhor forma de implementa-los,  e na criação já pensar nesses modelos.

6º Não trave no header – Como sempre digo, esta difícil criar a parte de cima, comece pela parte de baixo. Parece estranho isso, mais comigo sempre dá certo, quando faço e refaço a header de um a site e nada sai após horas tentando, começo a trabalhar de baixo pra cima, é isso mesmo, começo pelo rodapé estranho né mais funciona.

7º Trabalhar sobre pressão – Isso é uma coisa que nunca funcionou com criação e nunca vai funcionar, correr em um projeto de arte só fará as coisas piorarem, esqueça o tempo, vá tomar uma água e volte, grandes artistas demoraram anos para criar suas obras, tudo bem você precisa entregar o projeto no dia seguinte, não se afobe que com certeza as ideias fluirão melhor.

8º Aproveite dos softwares – Não seja chato com você mesmo falando que você tem que recortar uma foto sem auxilio de softwares que fazem isso mais facilmente achando que você esta desmerecendo seu trabalho, esses softwares forma criados para você utilizar seu esforço em ideias e não em serviço braçal. Na web existem excelentes plug-ins de Photoshop que resolve esse problema para você em segundos.

9º Faça algo mecânico – Tem horas que apenas criar, criar e criar faz com que você não consiga mais desenvolver, então pare, veja se você tem algum trabalho “mecânico” para adiantar e vá para ele, descansar a mente faz com que você consiga retomar com mais facilidade.

10º Cuidado para não ficar enjoado – Finalmente você conseguiu terminar e só faltam alguns ajustes, e é nessa hora que você já viu o seu layout milhões de vezes e começa a achar que tem alguma coisa de errado, bom esta na hora de você ir almoçar ou fazer um lanche, pois a arte esta boa, o ver demais acaba por enjoar e querer fazer alterações desnecessárias.

Concluindo, espero que essas dicas possam ajudar, como disse logo no inicio esses são meus modos em particular fique a vontade para postar os seus.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

2 comentários em “10 Dicas na Hora de Criar

  1. Jhon 5 de março de 2012 10:25

    Olá Robson, amei as informações que você mostrou a cima, são de fato verídicas… Principalmente a parte que enjoamos fácil do trabalho depois de tanto olhar e atualizar o navegador para conferir como ele está, rs… Já fiz isso inúmeras vezes e por causa disso desisti de muitos trabalhos que fiz.
    Adorei a ideia de começar a desenvolver pelo final rs tem muita lógica rs, começar do simples para o complexo.
    A alguns anos q venho trabalhando com Web Designer e programação na categoria FreeLancer, só agora estou me inserindo no mercado e agradeço por essas idéias, foram muito construtivas para meu trabalho.
    Abraço, boa sorte no seu trabalho!!!

    • Robson Moulin 5 de março de 2012 10:54

      Olá Jhon, que bom que gostou do post, e que as dicas serão úteis, realmente quando agente trava na hora da criação as coisas se tornam complicadas, enjoar do layout também é uma questão bem delicada, mas como escrevi as vezes essas coisas ajudam um pouco.

      Valeu! e Boa sorte nos Freelas!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>