Dica para uma Mente Criativa


websites-em-2012

Ter ideias, criar, inovar, para cada novo trabalho um desafio, em meio a tanta informação e diversidade de ideias bem elaboradas, o aprimoramento da nossa capacidade de pensar “fora da caixa” deve ser constante e para isso precisamos treinar.

A criatividade também pode ser desenvolvida através de exercício, e o próprio exemplo descrito neste post também pode ser utilizado como técnica para desenvolver uma mente criativa, aproveite e tente você mesmo, naquelas horas que criar algo novo se torna sufocante.

Primeiramente você deve observar o tema proposto do briefing com outros olhos, vamos utilizar o exemplo a baixo:

Vamos supor que você precisa desenhar um site de uma empresa de relógios, vamos agora pensar sobre as possibilidades criativas, e colocar no papel o que o relógio representa.

1. Uma ampulheta

2. Não perder a hora

3. Pulseira

4. Estar atrasado

5. Tempo

6. Alarme

7. Agenda

Essas foram as primeiras imagens que apareceram na minha mente. Agora aplicamos estes símbolos sempre lembrando que eles podem representar um tema, um movimento.

Ao imaginarmos esses símbolos em movimento estamos ativando o nosso cérebro para que ele crie. Essas imagens devem ficar bem nítidas, assim elas vão criando novas ideias.

Não tenha medo de criar situações inesperadas e até mesmo loucas. Agora pegue todas essas ideias e procure referencias na internet, revistas e outros meios de comunicação, faça analogias com as informações que você desenvolveu  e encontre a melhor forma de utiliza-las em sua arte.

Relacionar ideias dentro de um contexto, e retirar “sinônimos visuais” é a melhor forma de você encontrar cenários que superficialmente você não encontraria.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>