Qual a Melhor Ferramenta para o Web Designer?


Criar Sites em Fireworks, Photoshop ou Illustrator?

As vezes paro para pensar qual a melhor ferramenta para auxiliar na criação de websites? A resposta é quase sempre a mais simples possível, a que você tem melhor afinidade.

Essa discussão é repleta de conflitos cada um tem uma opinião, uns dizem Photoshop por ser fácil de criar efeitos e as medidas são perfeitas na hora de criar o site e sem dúvida tem a melhor opção de otimização para salvar para web, porém o Photoshop não foi feito para criar sites, e sim para tratamento de imagens, particularmente utilizo apenas para exportação, criar no Photoshop não é um método amigável, pois ficar mudando de camadas a cada ação não é muito prático.

Já o Fireworks é a ferramenta desenvolvida exclusivamente para criação de sites, conheço muitas pessoas que acham ela a melhor ferramenta, com infinitos recursos prontos, e rapidez para criar efeitos, a Adobe porém já não investe tanto na ferramenta e a cada nova versão não se modifica muito, particularmente também não é a ferramenta que mais me atrai, acho que falta algo, a maioria das pessoas que conheço não a utilizam e salvar com PNG em vez de uma extensão considerável própria não me chama muito a atenção, nunca gostei muito do Fireworks, talvez porque tive um preconceito em relação ao amadorismo e ao Fireworks.

Não quero dizer que o Fireworks é ferramenta de amadores, mais muitos deles utilizavam assim como grandes profissionais.

E o Illustrator, bom muita gente vai dizer, como assim utilizar o Illustrator para fazer sites, pensei que era para fazer artes impressas, bom posso dizer que estou utilizando esta ferramenta para criação de sites, e estou completamente satisfeito, mais por quê?

Existe milhões de pontos positivos, o Illustrator, por ser uma ferramenta de Design Gráfico possui uma área de fácil experimentação, ou seja, podemos jogar inspirações, artes que podemos ou não usar e espalhar tudo pela artboard, onde vamos juntado as peças.

Outra vantagem são as medidas, assim como no Photoshop e no Fireworks elas também são precisas. A exportação para outras ferramentas é perfeita e o melhor podemos utilizar Vetores, facilitando na criação do sites.

Bom, gosto não se discute, cada um tem sua preferência pelos softwares disponíveis no mercado, o importante é utilizar um que dará resultados plausíveis de acordo com suas ideias e também uma melhor produtividade. Afinal a criatividade esta na cabeça e não na ferramenta, mais é claro é importante lembrar que não adianta ter ótimas ideias se não saber como colocá-las em prática por falta de não saber utilizar os softwares.

De qualquer maneira deixei claro neste post a minha preferência, considero o Illustrator o melhor para este trabalho, por ser flexível, prático, moderno e vetorial.

Mas quero fazer um convite a vocês que estão lendo, comente deixe claro a sua preferência mostre quais os benefícios de sua escolha, certamente isso ajudará todos nós tomarmos as melhores decisões na hora certa.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

9 comentários em “Qual a Melhor Ferramenta para o Web Designer?

  1. Democrates 12 de maio de 2015 11:06

    Tem outro que descobri recentemente, que acho muito bom! Experimentem! Xara Designer Pro X10, já conheço o Corel Draw, Illustrator também e fiquei muito a vontade com esse software, tudo que pensei consegui criar facilmente com ele, sem ter uma tortuosa curva de aprendizagem. Recomendo!

  2. Fredson Moraes 23 de outubro de 2013 13:48

    Obs: O Site ainda está fora do ar(Em construção) por enquanto ainda é um blog
    http://vendeseestakaza.blogspot.com.br/

    Fiquei fascinado com o Ilustator vc poderia me recomendar uns links dos caras q entendem de Ilustrator assim como vc pra eu poder melhorar meu desempenho no uso do programa?

  3. Rosa Hirafuji 7 de novembro de 2012 7:31

    Robson,
    Uso illustrator para fazer muitas ilustrções, bonecos, traçados, etc,etc.Vou começar usar.Pergunto, qual é o passo, assim que construir o lay-out da página ?
    Abçs

    • Robson Moulin 7 de novembro de 2012 14:56

      Olá, após construir o layout vou importando as imagens necessárias para o html no Photoshop, apenas copiando e colando, o próprio Photoshop já abre um documento novo com as medidas exatas que você fez no Illustrator, confio mais no Photoshop para exportar as imagens para web, tanto em peso como em medida.

      Mais é perfeito, no começo parece que existe mais passos mais se você analisar é bem mais fácil pois você não precisa ficar trocando de camada e ocultado para fazer a exportação. A sim que você se acostumar você nunca mais vai fazer layout de site em outro programa.

      abraços

  4. Clodi Almeida 11 de agosto de 2012 20:18

    Olha, uso Illustrator desde 1996 para fazer arte impressa. recentemente comecei a criar um site e decidi usá-lo e achei excelente, com desempenho bem superior que o Fireworks, que diga se de passagem, tambem nao gosto dele, alem de acha-lo muito pesado. O Illustrator é bem mais rapido. Como nao lido com a parte de html, faco apenas o layout, usando o Illustrator estou achando algo maravilhoso e extremamente rapido para criar o design de um site.

    • Robson Moulin 12 de agosto de 2012 21:32

      Concordo com você acho o Illustrator a ferramenta perfeita para criação de sites, devido sua praticidade e facilidade.

      abraços

  5. Sandro Lima (@sandrorlima) 18 de janeiro de 2012 1:50

    Ehehehehehehe.
    Ontem quase me internaram quando falei que estou usando Illustrator simplesmente porque conheci ele antes do Fireworks e acho muito melhor para ( ACREDITEM ) criar sites.

  6. Marcus Aurélio 16 de janeiro de 2012 10:09

    Que coisa! Também concordo que cada um deve usar a ferramenta que tem melhor afinidade. Só nunca ouvi falar de alguém que utilizasse o Illustrator. Que bacana!

    Gostei da discussão e do Site, parabéns

    • Robson Moulin 16 de janeiro de 2012 10:13

      Realmente soa estranho utilizar o Illustrator Marcus, mais realmente para mim faz bastante diferença, acho prático e versátil.

      Valeu pelo comments volte sempre!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>