Significado das Cores – Segundo Kandinsky


Significado das Cores

Para quem se interessa pelo estudo das cores não pode deixar de conferir esse ótimo resumo retirado do livro A Cor no Processo Criativo de Lilian Ried Miller Barros, onde além de diversos estudos sobre a escola de Bauhaus o significados das cores segundo o grande artista Kandinsky também é enfatizado. As cores que iremos ver são as primarias, secundarias e a total ausência de cor o preto e a soma de todas o branco.

Amarelo

Movimento: o amarelo possui um movimento irradiante e excêntrico e representa um salto para alem de todo limite, a dispersão da força em torno de si mesma.

Simbolismo: uma cor essencialmente material e terrestre, uma cor fascinante e extravagante, uma explosão de energia, um desperdiçar das forças.

Temperatura: Kandinsky caracteriza como a cor mais quente de todas.

Som Musical: sons extremos agudos.

Estado de Espírito: a cor da loucura e delírio, uma explosão emocional, um acesso de fúria. Uma cor que possui uma forte intensidade e atormenta o homem.

Azul

Movimento: o azul possui um movimento de distanciamento do homem físico, possui um movimento concêntrico.

Simbolismo: uma cor imaterial, capaz de despertar no ser humano um profundo desejo de pureza e de contato com o divino.

Temperatura: é considerada a cor mais fria de todas.

Som Musical: sons graves.

Estado de Espírito: o azul trás consigo a paz e a calma, mais também detecta um estado de tristeza a medida que se escurece na direção do preto.

Branco

Movimento: o branco possui um movimento excêntrico mais não tão ativo quanto ao amarelo.

Simbolismo: esta cor simboliza pureza, a alegria, o inicio e a eterna possibilidade, a esperança, um nada antes de todo nascimento, antes de todo começo.

Temperatura: o branco assim como o preto não é nem quente nem frio.

Som Musical: o branco assim como o preto significa o silêncio.

Estado de Espírito: representa o momento de expectativa ou de dúvida diante de uma possibilidade imprevisível.

Preto

Movimento: o preto realiza um movimento concêntrico, é a ausência de resistência.

Simbolismo: esta cor simboliza a morte e a um “nada sem possibilidades”.

Temperatura: o preto assim como o branco não é nem quente nem frio.

Som Musical: assim como o branco o preto significa o silencio absoluto.

Estado de Espírito: cor associada a morte, assim como um cinza que vai adquirindo ao escurecer, o desespero e a sufocação e a profunda tristeza presente no azul.

Verde

Ausência de Movimento:o verde é o ponto de equilíbrio entre as forças do amarelo e do azul, e por uma cor ter o movimento concêntrico e a outra movimento excêntrico as duas se anulam.

Simbolismo: é a cor mais calma entre todas as cores. Representa passividade saudável, repleta satisfação, é tonificante e representa a cor da natureza em seu movimento de maior vitalidade e exuberância.

Temperatura: não é quente nem fria, está em equilíbrio.

Som Musical: o verde soa como um violino, tocando em escalas medianas, sem extremos de graves ou agudos.

Estado de Espírito: representa um estado de satisfação e realização pleno, sem desejos, portanto, imóvel e passivo, tedioso.

Vermelho

Movimento: o movimento do vermelho não possui direção, parece mais um borbulhar em si mesmo, Kandinsky vê nessa cor uma imensa e irresistível potência.

Simbolismo: o vermelho é a cor autoconfiante, transbordante de vida, ardente, agitada, efervescente, ao misturar-se com o preto o vermelho adquire a cor marrom, que se classifica como uma cor dura, estagnada, quase sem vida. No entanto, também considera o marrom uma cor potente, na sua sonoridade interior, capaz de expressar uma beleza interior que não pode ser traduzida em palavras.

Temperatura: é também uma cor quente, embora também tenha potencialidades para se tornar uma cor fria.

Som Musical: representa o som impertinente de uma fanfarra, com instrumentos como a trombeta, com sua potencia e seus agudos.

Estado de Espírito: com uma mistura ao amarelo o vermelho evoca força, impetuosidade, energia, decisão, alegria, triunfo. Já em um tom médio o vermelho representa um estado de alma no qual há paixão, um vermelho mergulhado no azul representa uma paixão abafada, uma brasa que se apaga na água.

Laranja

Movimento: o movimento em si mesmo, que caracteriza o vermelho, transforma-se, com a adição do amarelo, em irradiação e expansão.

Simbolismo: na junção dessas duas cores, a simbologia do vermelho e do amarelo se unem, resultando numa cor menos acida que o amarelo, material, ativa, que não tende para a profundidade.

Temperatura: uma cor quente.

Som Musical: soa como uma poderosa voz de contralto, ou como um sino.

Estado de Espírito: o laranja representa a saúde e a força.

Violeta

Movimento: o violeta possui um movimento concêntrico, característico do azul.

Simbolismo: segundo Kandinsky, tanto o violeta como o laranja possuem um equilíbrio precário, a determinação dos limites dessas duas cores é imprecisa. Até onde um laranja pode ser considerado laranja e não amarelo? Qual é o limite do violeta entre o vermelho e o azul?

Temperatura: é uma cor fria.

Som Musical: o violeta é comparado as vibrações surdas do corne inglês.

Estado de Espírito: o violeta representa um vermelho sem energia, apagado, triste e doentio.


Consulte o preço deste livro







Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

6 comentários em “Significado das Cores – Segundo Kandinsky

  1. vitot 7 de agosto de 2015 17:42

    estava procurando isso tudo resumido. muito obrigado

  2. mariana ramalho 1 de setembro de 2014 21:49

    perfeito para pesquisa os estudo

  3. Vaneska Donato 3 de outubro de 2010 23:52

    Perfeito, através deste estudo, podemos pensar um pouco em como as cores e o que elas significam em nosso cotidiano, muitas vezes nem nos damos conta, fora que a cor certa aplicada da maneira correta pode trazer os resultados esperados. Muito bom

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>