Logotipo Design Interativo

Extraindo o Melhor em Campanhas Google Adwords


1 Pesquisa de Palavra-Chave

É efetuada uma pesquisa pelas palavras chaves que são mais utilizadas nas buscas do Google relacionadas com os produtos oferecidos pela empresa. Para uma melhor performance são avaliados os seguintes itens:

  • Palavra Chaves sugeridas pelo Google relacionadas com o produto pesquisado;
  • CPC Médio Estimado (Custo por Clique), valor médio da palavra ao receber o clique;
  • Posição Estimada do Anuncio através do valor a ser pago pelo clique da palavra chave;
  • Pesquisas Locais Mensais, quantidade média de pesquisas feitas por usuários em busca de assuntos relacionados aos termos.

Após a pesquisa é gerado um relatório em formato de tabela com as especificações em números dos itens acima.

2 Campanhas

A campanha é iniciada com a criação de grupos de anúncios que serão vistos nas pesquisas do Google, tanto na lateral como no topo dependendo do valor pago pelo clique da palavra chave.

O que se pode fazer nas campanhas:

  • Criação infinita de grupos de anúncios;
  • Cada anúncio pode conter um título com no máximo 25 caracteres;
  • Duas linhas de descrição com no máximo 35 caracteres por linha;
  • Uma linha com o link para o produto (site);
  • O grupo de anúncios pode ser pausado ou excluído a qualquer momento da campanha;
  • A campanha pode ser pausada a qualquer momento;
  • Podem ser modificados os títulos dos anúncios assim como a descrição para; uma melhor performance a qualquer momento da campanha;
  • Outras palavras chaves podem ser adicionadas durante a campanha ou até mesmo retiradas;
  • Escolha da região a qual irá aparecer os anúncios, para atingir apenas regiões que são pertinentes a atuação da empresa. Ex. (apenas Estado de São Paulo) ou então (Todo território brasileiro);
  • Escolha de onde os anúncios irão aparecer apenas no Google ou em sites que contenham publicidades geradas através do Google Adsense;

3 Pagamentos

Após a criação das campanhas é necessário efetuar o pagamento pré-pago para que os anúncios comecem a aparecer no mecanismo de busca.

Os pagamentos são feitos através de boleto bancário e o valor mínimo de pagamento é de R$ 40,00.

O Google pode levar até 3 dias úteis para processar o pagamento. Pode-se gerar o boleto bancário sempre que quiser fazer um novo pagamento.

4 Análise de Performance

O Google Adwords possui alguns relatórios sobre a performance de cada palavra chave utilizada na campanha a qual é feito uma analise para verificar o nível de importância de alguns termos bem como a insuficiência de outros, fazendo com que se possa estar buscando as melhores formas de elevar o nível de desempenho de cada anúncio.

Os relatórios disponíveis são:

  • Quantidade de cliques por palavra chave dentro do período estabelecido;
  • Valor gasto pela palavra dentro do período estabelecido;
  • Porcentagem de CTR (Click Through Rate), ou seja, quantidade de cliques no anúncio dividido pela quantidade de vezes que ele foi apresentado nas páginas de resultados (impressões);
  • Impressões, ou seja, quantidade de vezes que o anuncio apareceu para o termo pesquisado pelo usuário;
  • CPC (Custo por Clique) Médio valor médio pago por clique na palavra chave;
  • Status de campanha (ativa, pausada, excluída, índice de qualidade baixa, abaixo do lance da primeira página);
  • Resumo de Faturamento valor gasto durante todo o período da campanha ou por um período pré-estabelecido, juntamente com a quantidade total de cliques nos anúncios.
Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade