O Page Rank acabou? E agora?!


O page rank acabou?

Se você trabalha com SEO, ou recentemente acessou algum site de métricas de Page Rank provavelmente achou muito estranho as ferramentas não mostrarem mais o ranqueamento atribuído a URL, essa notícia já é até velha, o Google em Abril fez uma mudança e resolveu não mostrar mais o Page Rank.

Mais porque? Não existem mais? O que faço agora para avaliar se o site é relevante?

Calma, isso não é tão ruim assim, os motivos para o Google “acabar” com o Page Rank  é a má utilização do ranqueamento para obter privilégios, assim como empresas que compravam links para subirem nas pesquisas, também geravam um péssimo conteúdo patrocinado a fim de ter mais links para seus sites.

Ai você pergunta o Page Rank não existe mais? Bom ele existe a diferença é que agora as pessoas não tem mais os números, o que causou um pouco de estranhamento para os profissionais de SEO.

O Google além de priorizar um conteúdo bem escrito com as palavras chaves definidas ele continua utilizando em suas métricas a atribuição dos links dos sites.

Alternativas

Existem alternativas para medir esse ranqueamento, a empresa SEOmoz possui métricas próprias chamadas de Page Authority.

Outra alternativa é a utilização do Google Webmaster, lá você não tem números específicos de Page Rank ou autoridade das páginas mas pode observar quantos sites estão atribuindo links para suas páginas e quais são eles.

Cadastre os sites que você ira realizar a otimização na ferramenta e em alguns dias o Google já terá essa relação de links, basta acessar o menu clicar em Tráfego de pesquisa depois Links para seu site e você já consegue ver a quantidade de páginas que apontam para o seu site.

O Page Rank Acabou?

Resumindo o Page Rank não acabou, ele só não é mais de conhecimento público, o Google continua utilizando em suas métricas. Acredito que isso não ira interferir na forma como fazemos SEO pois se seguirmos todas as técnicas on page, criarmos um bom conteúdo, e conquistar bons links de forma honesta seu site continuará com relevância nos índices de pesquisa.

 

 

 

 





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>