O que o Google te ensina sobre marketing


O que o Google te ensina sobre marketing

Acabei de ler um livro muito bom do autor Aaron Goldman “Tudo o que sei sobre marketing aprendi com o Google”, recomendo para todos que querem aprender uma forma de marketing que realmente deu muito certo e que transformou a internet e o meio como as pessoas utilizam sites.

Não irei colocar um resumo completo do livro neste post mas quero descrever alguns pontos do livro que achei fundamental principalmente se tratando de UX e estratégia de marketing com foco na web.

Neste primeiro post irei descrever 7 pontos fundamentais que foi apresentado no livro. O gigante Google nos ensina muita coisa mesmo, vale a pena ler!

 

1ª Seja Relevante

A primeira regra é transformar seu produto em algo relevante, ou seja, desde um produto comercial ou um serviço é necessário fazer a diferença para as pessoas, isso não quer dizer que seu produto precisa ser totalmente inovador mas ele precisa ser fascinante aos olhos dos seus clientes existentes e em potencial.

Em que você pode ajudar os seus clientes? Quais os problemas que você pode solucionar? Ser relevante é a essência da existência, no Google seu site também deve ser relevante e para isso você precisa gerar conteúdo de qualidade sobre seu produto especificando o que você pode fazer de forma simples e clara. Construir blog para poder gerar conteúdo e falar de como o seu produto ou serviço pode ajudar seus potenciais clientes criando uma rede de relevância tanto para o Google como para as pessoas que lerão.

“Quando eu procuro no Google, se a informação não estiver lá, ela não existe” Keith Kaplan
“A Apple cultiva um senso de ajudar as pessoas a interagir com suas paixões” Steven Hall

2ª Beneficie-se do Circulo de Pessoas

Seja social, acumule votos das pessoas as vezes o marketing do boca a boca é uma ótima solução aposte no seu circulo de amizades crie “tribos”, utilize todo o potencial das redes sociais. Criar vinculo com potenciais consumidores da sua marca faz com que sua plataforma possa ser a preferida e você pode transformar essas emoções em lucro. A única maneira de se destacar é se posicionando, quando as pessoas veem qualidade no que você apresenta simplesmente é passado adiante, funcionando como um PageRank onde pessoas podem apostar em sua marca e cada vez mais você ganha relevância no mercado.

“As marcas tem uma nova responsabilidade de se manterem abertas 24h por dia e sete dias por semana e disponíveis” Jon Raj
“Faça um excelente produto e se concentre no produto e nos usuários primeiro, não nas suas ambições corporativas” Danny Sullivan

3º Seja Simples

Ser simples foi a principal regra do Google, onde sites exibiam milhões de informações para que você não sai-se mais deles, o Google simplesmente colocou um campo onde você faz uma busca e sai dele, e como você acha isso muito bom você volta para fazer novas pesquisas. A simplicidade do Google faz com que as pessoas tenham foco e façam o que é pra fazer no site, as vezes o site da sua empresa possui muita informação ou é mirabolante demais para seus clientes acharem o que realmente precisam. Certifique-se de que qualquer pessoa consiga entender a ideia, exemplifique a sua mensagem.

“Não pense demais. Algumas vezes o simples cria a melhor experiência” Sean Cheyney
“Foco e simplicidade podem levar a ampla adoção” Sean Hnngan

4º A Importância da Atitude Comercial

Vá a onde seu cliente está, quando você sai para comprar uma roupa aonde você vai? No shopping certo?! Sim na maioria das vezes, normalmente vamos onde se tem a maior concentração comercial daquele tipo de produto que queremos adquirir pois sabemos que iremos encontrar, assim como os anúncios do Google são tão certeiros pelo motivo de aparecerem para quem tem interesse no produto, assim deve ser seu pensamento. Esteja onde seu cliente estiver busque sempre a intenção comercial nem que para isso você precise criar milhares de contas na internet nem que para isso você precise estudar o mercado e saber aonde as pessoas procuram o que você vende ou oferece, conhecer os momentos nos quais as pessoas querem comprar também é muito importante.

5º Aproveite as Oportunidades

As pessoas interagem com a internet de duas maneiras, a primeira é com foco, elas sabem o que querem e vão direto ao ponto em suas buscas seja para consumir conteúdo, a procura de diversão, comunicação ou então para comprar. O segunda maneira é totalmente aleatória, neste estágio as pessoas estão mais receptivas a anúncios e é a hora de aproveitar a oportunidade para oferecer seus produtos, neste momento vale a melhor estrátegia de comunicação da marca, lembrando que as pessoas não querem ser atraídas elas simplesmente querem se sentir a vontade para fazer suas escolhas. O livro comenta que o Twitter é uma ótima ferramenta para fazer isso já que as pessoas que estão ali não estão preocupadas em buscar algo mais sim ler o que postam.

“Os consumidores ignorarão quando forçados a prestar a atenção” Scott Shamberg

6º Conteúdo é a Chave

Não adianta ignorar esse clichê o conteúdo é rei, criar conteúdo de qualidade nos sites é o que fará seu site ganhar relevância no Google. Anúncios em sites criam um certo desconforto para as pessoas já que muitas delas acreditam que pode ser de certa forma perigosa clicar ali, pesquisas indicam que a maioria dos cliques feitos em publicidade no Adwords do Google são em anúncios de texto e não em gráficos já que eles podem se incorporar facilmente no conteúdo, por este motivo aproveitar mais da construção de conteúdo de qualidade para ganhar link é melhor do que gerar anúncios em excesso.

“Todas as marcas devem agir mais como editores, em cada detalhe” John Battlelle

7º Teste Tudo

Teste, teste e teste, parece obvio mais muitas pessoas deixam de fazer todos os testes necessários e acabam decepcionando os usuários. Seja um sistema ou um site, lembre-se de procurar “pelo em ovo” por mais que pareça tudo perfeito sempre terá pessoas que irão encontrar algum erro e isso pode se tornar perigoso para o seu negocio, além de perder um potencial consumidor ele pode passar isso adiante e influenciar outros visitantes.

Confira se a navegação esta correta e sem erros, não deixe passar erros de grafia, confira se o sistema esta fazendo tudo que era para ser feito sem problemas, teste seu site em todos os navegadores e em todas as resoluções possíveis,  deixe tudo alinhado e agradável visualmente, etc e etc… resumindo teste, perder algumas horas testando poderá garantir melhor satisfação das pessoas no futuro criando assim uma marca forte e viral.

 

Em breve irei escrever mais dicas.

Aguardem!





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Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

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