Porque um “Site Grátis” pode Influenciar na Experiência do Usuário


Porque-um-Site-Grátis-pode-Influenciar-na-Experiência-do-Usuário

Ofertas e mais ofertas para criar sites grátis utilizando uma ferramenta web,  isso é o que promete a empresa americana Wix. Difícil hoje alguém não já ter ouvido falar, a empresa esta investindo pesado em publicidade seja na web ou no rádio, mas até quando é bom para sua empresa utilizar este tipo de ferramenta? Lembre-se o valor que você da para o seu site é o valor que você dá para sua empresa.

Resolvi explorar um pouco o site final criado por esta ferramenta, e fiz uma análise de código e SEO (Otimização para os mecanismos de pesquisa)  para saber quais os erros mais graves que podem causar uma certa frustração para o seu negócio por optar por não procurar um profissional especializado no assunto pensando que pode sair caro para você, mas no final como já diz o ditado o barato sai caro, e digo barato porque a ferramenta não é bem assim “grátis” como diz na propaganda.

Vamos lá!

 

1º URL não é amigável

Para quem não sabe URLs amigaveis é quando não exibimos uma porção de IDs para chamar uma página mais sim um nome amigável para todas as pessoas inclusive para o Google, exemplo de uma URL não amigável: www.seusite.com.br/?cat=32/id=43.php, esta mesma URL poderia ser mais amigável e se chamar por exemplo: www.seusite.com.br/produtos/nome-do-meu-produto. Viu não é bem melhor assim, mas o que isso tem a ver com a ferramenta de “site gratis” bom tudo, veja exemplos que retirei de alguns sites criados por esta ferramenta:

http://www.chilliquenta.com.br/#!chilliquenta/c1b0w

http://www.destinosvip.com/#!resorts/c18gf

http://www.marcelobonfa.com.br/#!contact/cgv7

A ferramenta é automática não faz milagres e cria um monte de IDs no final para conseguir relacionar o link ao conteúdo, e seu site é quem perde com isso, ruim para o usuário ruim para o Google, porque afinal quem consegue decorar uma URL dessas? A experiência complica até mesmo quando você tenta colocar a  URL em um cartaz de divulgação, pois ninguém ira memorizar e mesmo que o usuário estiver com seu smartphone é muito trabalhoso ter que digitar todos esses caracteres estranhos. Para o Google isso é tão importante quando as palavras-chaves que estão no conteúdo, sem palavra chave na URL seu site não ganha um bom posicionamento.

 

2º Você pode não perceber mais o site inteiro é em uma única página

Qualquer usuário leigo pensa eu clico no link e ele muda de página, bom não é bem isso que acontece, todo o conteúdo que você cadastrou esta em uma única e exclusiva página, quando você clica no menu ele troca o ID na URL e oculta o conteúdo que seria da página anterior e mostra um conteúdo que estava em oculto antes, mas o que isso tem de ruim se meu site segue todo o padrão? Então, problemas como peso excessivo carregando de uma vez só atrapalha no desempenho no Google, o mecanismo de busca procura ranquear melhor sites que tenham um melhor desempenho, sem contar que você só tem 1 página para ser vista no Google e não todas as outras que você também criou.

Outro fator é a analise, como o site não possui páginas separadas você não consegue ter um bom relatório para saber o que seus clientes gostam ou não gostam no seu site, influenciando diretamente na experiência do usuário, você não consegue mensurar o que poderia ser melhorado.

Sites com página única são bem vistos para criação de hotsites, mas para sites com muito conteúdo ou até mesmo muitas categorizações, este tipo de site é péssimo.

 

3º Código fonte do site é ocultado

O Código fonte do site criado pela ferramenta é em partes ocultado, você não consegue saber se existe uma semântica clara, se respeita os padrões e normas W3C  e se é limpo e estruturado.

Para o Google um código semanticamente correto traz resultados positivos, o robô do Google encontra facilmente os índices de sessões e cabeçalhos e dá preferencia em seus resultados sites de qualidade, isso sem falar em acessibilidade.

 

4º Os sites não se adaptam aos dispositivos móveis

Praticamente a web esta se tornando responsiva, ou seja, os sites estão automaticamente se adequando a qualquer dispositivo desde tablets à smartphones, um profissional web sabe fazer isso acontecer agora a ferramenta de criar sites grátis não!

Hoje uma grande porcentagem da população mundial já utiliza tablets e smartphones para acessar sites, e sites que se adaptam estão se tornando fundamentais melhorando a experiência do usuário facilitando a leitura e o acesso através de telas muito pequenas.

 

5º Não importa

Ai você diz não importa estou pagando barato!

Bom para quem não sabe se você não quer ter um monte de propaganda no seu site ou uma url que expõe a marca da empresa, você terá que pagar uma quantia.

Mas qual é o valor que você dá para sua empresa?

Você acha que ela vale pouco que você não terá muito lucro, que seu site na internet não terá muita importância, bom então eu a concelho por mais que tenha problemas relevantes, utilize a ferramenta, ela não vai te decepcionar é bem fácil de usar e tem muitas opções de Templates prontos.

Agora se você dá valor para sua marca, se você acredita que seus negócios irão sempre contar com a ajuda da internet, se você acha que uma identidade personalizada é importante e fará a diferença no mercado, que seu site irá ajudar os seus clientes proporcionando satisfação e fidelidade, que ser encontrado no Google é muito importante, que facilitar o acesso na utilização de dispositivos móveis é um diferencial, que páginas são links e precisam ser divididas e você pode saber onde seu visitante passou utilizando o Google Analytics, então você precisa procurar um profissional web ele fará isso acontecer, é claro como toda a profissão existe profissionais bons e ruins.

6º Sem mais

Não estou aqui para criticar a ferramenta de “site grátis” e também falar tudo isso porque trabalho com interfaces a muitos anos, mas sim para expor os fatores que podem ser negativos mas que para pessoas leigas tudo passa desapercebido, e a propaganda que é a alma do negócio influencie suas ações.

Então quando você estiver disposto a ter um site ou até mesmo melhorar o que já tem pense em tudo isso, um website bem feito em todos os sentidos é mais importante do que você pensa!





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>