Efeito Fio de Luz com Photoshop


Efeito Fio de Luz com Photoshop

O efeito Fio de Luz é muito interessante e muito fácil de fazer, aqui vou explicar como criar o efeito em apenas 9 passos, ao lado segue a imagem final de como fica o efeito, muita gente já deve conhecer, é uma maneira simples de explorar a criatividade usando raios de luz ou fios de luz.

Usei nesse tutorial a versão CS4 do Photoshop, outras versões podem variar os nomes das ferramentas mais creio que não seje tão diferente.

1 – Passo: Abrir Foto

Abra a Imagem desejada, uma dica, esse efeito é melhor aplicado em fundos escuros ou então fundos lisos, no nosso caso estamos abrindo aqui a minha imagem com fundo branco com apenas alguns detalhes.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

2 – Passo: Criar um layer em branco:

Para criarmos esse layer basta apertar Ctrl+Shift+N renomeie para fio de luz e de um OK.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

3 – Passo: Ferramenta Pen Tool

Com o layer em branco selecionado clique na barra de ferramentas, ferramenta Pen Tool. Faça 2 pontos e um ponto entre esses dois ponto e com a tecla Ctrl apertada arraste esse ponto central para a região desejada fazendo um contorno em volta do objeto no caso da minha imagem desde as pernas até a cabeça, sendo que a cada 2 pontos existe um no meio ao qual faz-se o contorno.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

4- Passo: Ferramenta Brush Tool

Após ter contornado a imagem, na barra de ferramentas clique na ferramenta Brush Tool e escolha uma grossura para a pintura para esta imagem vamos usar o 6.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

 

5- Passo: Stroke Path

Com a ferramenta Pen Tool selecionada vamos clicar na imagem com o botão direito do mouse e selecione Stroke Path, escolha a opção Brush e selecione a caixa Simulate Pressure.


Efeito Fio de Luz com Photoshop

 

6- Passo: Eraser Tool

Agora com a linha já traçada vamos usar a ferramenta Eraser Tool (Borracha) para apagar as áreas que queremos que passem por traz da imagem, sempre alternando uma parte da linha aparece outra parte da linha desaparece (apaga-se).

Efeito Fio de Luz com Photoshop

7- Passo: Layer Style

Feito o passo anterior vamos clicar duas vezes no layer Fio de Luz, abrirá uma nova janela chamada Layer Style nela vamos selecionar o efeito Outer Glow é com esse efeito que podemos mudar a cor da luz e também a sua espessura.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

 

8- Passo: Outer Glow

Clique sobre a Outer Glow e mude a cor, a fragmentação (Size) e o tamanho (Spread) de sua preferência na nossa figura escolhemos um azul neon, size de 13px e spread de 11%

Efeito Fio de Luz com Photoshop

9- Passo: Finalização

Aperte Ok no Layer Style e salve o arquivo como imagem para web apertando Shift+Ctrl+Alt+S e pronto finalizamos aqui o nosso tutorial Fio de Luz com Photoshop.

Efeito Fio de Luz com Photoshop

Espero que tenham gostado use sua criatividade e aplique esse efeito de diferentes maneira e gosto.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

4 comentários em “Efeito Fio de Luz com Photoshop

  1. Celso Ricardo 27 de dezembro de 2012 10:44

    Caríssimo!
    Gostei do tutorial, um excelente trabalho, mas apenas um detalhe faltou.
    Explico: Sendo meu Photoshop em português ficou difícil aplicar com rapidez as ferramentas e por vezes não as encontrava.
    Por isso, a próxima vez coloque mais janelas apontando para a ferramenta ou troque o idioma. Não estou desmerecendo seu trabalho, que repito foi excelente, mas trouxe-me um pouco de dificuldade. Obrigado.

  2. Ane 26 de julho de 2012 14:39

    Valeu mesmo, exatamente oq eu precisava!

  3. Mateus Souza 24 de junho de 2012 18:47

    Muito Obrigado cara era justamente o que Eu procurava!

  4. fernando 5 de dezembro de 2011 21:15

    Muito bom man me ajudo bastante :D

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>