Logotipo Design Interativo
Usabilidade

10 Erros de Usabilidade em Webdesign


1. Pesquisa ruim

A busca é um dos elementos mais importantes do design de um website. Ela é particularmente útil para usuário que sabe o que quer e é capaz de pensar rapidamente em algo para uma boa consulta. Os links navegacionais encorajam a pessoa a explorar o site e descobrir o que está disponível, especialmente quando está apenas navegando.

2. Arquivo PDF para leitura online

Usuários odeiam quando um arquivo PDF abre no meio da sua navegação porque ele quebra o fluxo. E enquanto ele estiver abrindo, o comando do mouse fica interrompido e o usuário é obrigado a ficar esperando.

Layouts de PDF são otimizados para leitura em papel. O conteúdo é de difícil navegação e foi criado para ser impresso, para distribuição de documentos extensos.

3. Não mudar a cor dos links visitados

Compreender o passado ajuda a entender o seu presente, que por sua vez torna mais fácil decidir o futuro. Saber quais links já foram vistos permite não mais acessar os que se revelaram infrutíferos em visitas passadas. E do contrário, permite revisitar links que foram úteis. Minimiza também a possibilidade do usuário visitar, involuntariamente, a mesma página.

4. Textos “não-escaneáveis”

As pessoa não lêem na internet da mesma forma como aprenderam na escola, palavra por palavra. O que elas fazem é, em poucos segundos, varrer a tela passando os olhos pelos itens apresentados. Estudos feitos sobre os caminhos percorridos, através dos olhos, mostram um padrão de leitura parecido com formato do “F”. Para tornar o texto mais “escaneáveis”:

  • Destaque palavras-chaves (links de hipertextos são uma forma de destaque, variações na tipografia e cores)
  • Sub-títulos significativos
  • Bullets (marcadores de listas)
  • Uma idéia por parágrafo – usuários pulam idéias se não forem atraídos pelas primeiras palavras em um parágrafo.
  • Estilo pirâmide invertida, começando com a conclusão
  • Metade da quantidade de palavras do que se fosse um texto convencional (apenas como uma referência para quantidade)

5. Tamanho de fonte fixo

Muitos usuários têm dificuldade de ler letras pequenas. Eles utilizam o recurso de ampliar tamanho de letra do navegador. Ao usar folhas de estilos para fixar tamanho das letras pode causar desconforto para esses usuários.

6. Títulos de páginas com baixa visibilidade em mecanismos de buscas

Títulos de página é o principal instrumento para atrair novos visitantes para seu site e ele ajuda os usuários antigos a localizar as páginas específicas que eles precisam. É o título que aparece como link nos resultados de pesquisas. Esse mecanismos mostram tipicamente os primeiros 66 caracteres. Títulos são oportunidades para buscar dizer muito em poucas palavras. Dicas: o usuário fica em média 30s na homepage. Comece a aproveitar o tempo lá nas

páginas de busca colocando títulos, por exemplo, que já começam indicando quem é a  empresa e sigam dando uma breve descrição do site.

Comecem com poucas palavras que “transportem o usuário para dentro do texto”,

indicando o que ele encontrará nas páginas.

7. Qualquer coisa que pareça com propaganda

Mesmo que seja um elemento legítimo de design, na maioria das vezes o usuário ignora se ele se parecer com propaganda. Ex. banners, animações, janelas pop-up.

8. Violar convenções de design

Consistência é um dos mais fortes princípios de usabilidade. Quando as coisas se

comportam da mesma forma, as pessoas não se preocupam com o que vai acontecer.

Pelas suas experiências anteriores, elas sabem (ou imaginam) o que esperar.

Usuários gastam muito tempo em outros sites e formam suas expectativas com base no que a maioria faz. Se sair do convencional, o seu site poderá se tornar estranho para ele e difícil de usar.

9. Abrindo novas janelas

A maioria das pessoas usa esta técnica na teoria de manter os usuários em seu site. Mas o que acontece na realidade é que muitos usuários nem percebem que outra janela abriu e ficam confusos. Muitas vezes ele tenta o botão voltar na tentativa de “resolver” a situação, achando que fez algo errado.

Usuários experientes quando querem que o conteúdo abra em outra janela, eles usam a opção do browser “abrir em oura janela”.

10. Não responder questões de usuário

Usuários são movidos a objetivos quando navegam na web. Eles visitam sites porque há alguma coisa que querem executar. Talvez comprar um produto, obter mais informações etc. E o último fracasso de um site é o de deixar de fornecer o que eles necessitam.

Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade