Logotipo Design Interativo

Aplicando a Técnica de Card-sorting em projetos de AI


Card-sorting é uma das técnicas que profissionais de Arquitetura de Informação utilizam para definir melhor a taxonomia (rotulação) das categorias de um website. O Card-sorting ajuda os especialistas a tomarem melhores decisões com base no mapa mental dos usuários a serem testados, porém esta técnica é simples de aplicar, mas difícil de ser analisada.

Existem dois tipos de card-sorting:

Aberto – Os Participantes recebem cartões sem nenhum, agrupamento pré-estabelecido, como tarefa pede-se para reunir os cartões em grupos que consideram mais apropriados e dar um nome para cada agrupamento.

Com o card-sorting aberto podemos ter uma visão inicial da rotulação dos agrupamentos, útil em estágios iniciais de levantamento, com uma analise de dados mais complexa.

Fechado – Participantes recebem cartões e um conjunto inicial de grupos pré-estabelecidos, e como tarefa pede-se para colocar os cartões nestes grupos.

Com o card-sorting fechado podemos obter novas tendências sobre agrupamento em uma arquitetura de informação já consolidada, a análise de dados é mais simples, por isso pode ser usado como refinamento após uma sessão de card-sorting aberto.

Seleção de Conteúdo e preparação dos cartões

O conteúdo dos cartões pode ser composto por páginas individuais, grupos de páginas ou todo o sistema de navegação do site.

Faça uso de papeis de fácil manuseio de preferencia com gramatura maior do que de folhas de sulfite, utilize rótulos curtos para que o usuário identifique rapidamente, se for necessário colocar informações adicionais no verso do cartão, identifique os cartões com números para facilitar a análise posteriormente.

Número de Cartões

Utilize em média de 30 a 100 cartões, menos de 30 cartões dificulta a identificação de categorias, mais de 100 cartões pode tornar a atividade demorada e cansativa para o usuário, vale a pena providenciar cartões adicionais e canetas para o usuário escrever sugestões de rotulações caso necessário.

Seleção de Participantes

O card-sorting pode ser aplicado individualmente ou em grupos, estudos mostram que aplicado em grupos de três ou mais usuários os resultados se tornam mais representativos.

Para a seleção dos usuários são validas todas as recomendações feitas para seleção de usuários para testes de usabilidade.

Aplicação do Card-sorting

Utiliza-se uma sala com mesas e cadeiras para os participantes, não possui muito segredo, a técnica é simples de aplicar só requer um pouco de atenção dos aplicadores para acompanharem a reação de cada usuário que esta praticando a atividade, auxiliando em eventuais dúvidas, e anotando para si informações importantes que às vezes surgem em discussões em grupo.

Análise

A análise de resultados procura basicamente responder às seguintes questões:

Quão “próximos” estão dois itens? (ou seja, quantas vezes eles foram citados na mesma categoria)

Quão “próximo” está um item de uma categoria pré-definida?

É recomendado a utilização de softwares para análise,  para esse temos algumas alternativas o websort.net, optimalSort ou a boa e velha planilha do Excel.

Utilizando uma planilha podemos fazer comparações entre cada participante ou grupo de participantes colocando todas as categorias uma abaixo da outra e a frequência com que aparecem as rotulações em cada grupo de categoria para obtermos uma média, e a partir daí definirmos as melhores posições taxonômicas para cada grupo no sistema de navegação do site.

 

Comentários
  1. Apostila Concurso disse:

    ótimo artigo não conhecia esta técnica parabens

Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade