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Técnicas para Avaliação de Usabilidade – Parte II – Inquirição


Nesta segunda parte de nossas técnicas de usabilidade vou citar todos os passos para fazermos testes a partir da técnica de inquirição.

A técnica de inquirição é realizada a partir de testes com usuários aplicando questionários, em cima das tarefas a serem realizadas, e a partir de todas as perguntas feitas durante o teste é feita as análises.

Para facilitar nosso estudo vou partir de exemplos para que fique mais fácil o entendimento. Como exemplo estou propondo nos texto um site de rede social pouco difundido o hi5.com



1º Tarefas panejadas

(Cadastro, Edição da página de perfil)

1.1 – Definir objetivos (Efetividade da posição dos campos de cadastro, Eficiencia da tela de perfil, Satisfação geral da interface)
1.2 – Definir os participantes (ex. estudande de 17 a 25 que seje da classe a e d usaurio avançado de pc)
1.2.1 – Recrutamento (de 4 a 6 participantes)
1.3 – Plano de teste
1.3.1 – Local
1.3.2 – Duração de 30min a 45min
1.3.3 – Recompensa ex. bombom/chocolate
1.3.4 – Termo de acordo com objetivo, produto, recompensa
1.3.5 – Roteiro de teste com questionario inicial, tarefas (exemplo de tarefa: 1 – Por favor, observe esta tela e diga-me o que mais lhe chama a atenção. Sempre colocar um por quê? Regra de 5x o porque para cada pergunta. Exemplo 2 – Nesta tela como você pode fazer o cadastro no site?. Por quê), questionário final (Exemplo 1 – No geral, qual sua opinião sobre o cadastro e tela de perfil do site hi5? inserfir os por quês?. Exemplo 2 – O que você mais gostou do cadastro do hi5? Inserir por quês?. Exemplo 3 – O que você menos gostou no cadastro do site hi5? Inserir os por quês? Exemplo 4 – O que você acha que pode ser melhorado na tela de perfil do site hi5? Inserir os por quês?. Exemplo 6 – Você se sente estimulado ou não a usar este site? Inserir os por quês?. )

2º Preparar o questionário



2.1 – Dados demográficos
2.2 – Perguntas de introdução ao tema ( Uso de internet, uso de rede sociais, uso de jogos, envolvimento com jogos)

3º Análise



3.1 – Finalização das tarefas
3.2 – Interpretação das falas (Compilação/Síntese dos principais pontos)
3.3 – Transcrições diretas de falas interessantes ou representativas

4º Recomendações

(podem ser ilustradas ou redigidas)

Normalmente as recomendações só são feitas caso sejam solicitadas, a partir de toda a análise que o profissional de usabilidade fará ele terá total liberdade pra recomendar o que é melhor para cada problema encontrado.

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