A Importância da Arquitetura de Informação


importancia-da-ai

Costumo dizer que desenvolver um website é como construir um edifício, existem diversos profissionais envolvidos, e um deles o arquiteto que cria toda a base para que iniciem a construção que sem ele é impossível que o projeto seja feito de forma correta.

A comparação se torna bem visível quando um site é mal construído e o cliente por sua vez faz diversas solicitações de alteração que muita das vezes envolve a estrutura que foi criada no site fazendo com que as alterações impactem em diversas partes causando um grande atraso e um retrabalho “desumano”,  afinal ninguém constrói um edifício e quando esta pronto o cliente que ira comprar seu apartamento chega pro arquiteto e diz “não gostei desse banheiro perto da cozinha, por favor  mude ele de lugar para mim” não, isso definitivamente não existe.

E aqui que entra a importância do Arquiteto da Informação, é este profissional que ira assegurar que o projeto seja bem escrito desde seu papel na hora de coletar os requisitos, na construção dos wireframes e na definição de toda  temática, através do publico alvo, pensando sempre na usabilidade, acessibilidade e como fará para manter esse publico sempre ativo no site.

Abaixo segue a tabela da participação do Arquiteto da Informação nos projetos:

(Menos e Mais na tabela significa a taxa de envolvimento nas atividades relacionadas)

Menos Mais Mais Mais Menos Menos
Atendimento Planejamento Gerente de Projeto Criação Mídia Gerente de Tecnologia
Reunião Cenário Requisitos Interface Relatórios Oportunidade
Clientes Persona Escopo Conceito Formatos Especiais
Benchmarking Prioridades Conteúdo
Relatórios Fases de Implementação QA
QA
Relatórios




Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

2 comentários em “A Importância da Arquitetura de Informação

  1. Vaneska 19 de janeiro de 2011 1:27

    Boa orientação e informação sobre uma área relativamente nova. O trabalho é antigo, mas as especificações e necessidades estruturais novas. E que seja bem vindo o seu futuro.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>