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Business Model Canvas

Ferramentas de UX: Business Model Canvas


O Business Model Canvas é uma ferramenta estratégica, é um esboço do modelo de negocio. É uma forma visual de entender cada parte de todo processo para gerar o produto. O Canvas é dividido em 9 blocos onde cada um por sua vez possui uma das características do negocio.

O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

Apesar de ser muito comum o uso do Canvas para novos negócios, com o objetivo de definir seu modelo, o Canvas também é utilizado para negócios já em operação.

 

Business Model Canvas

Os 9 blocos do Canvas são:

  • Segmentos de Clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Fontes de Receita;
  • Proposta de Valor;
  • Recursos Chave;
  • Atividades Chave;
  • Parcerias Principais;
  • Estrutura de Custos.

No lado direito do Canvas temos o relacionamento da empresa com o cliente, ou seja, pra quem você vai entregar os serviços, onde se encaixam os blocos segmentos de clientes, os canais de distribuição, o relacionamento com os clientes e as fontes de receita.

No centro fica o bloco com a proposta de valor, ou seja, o que você quer entregar para os seus clientes.

No lado esquerdo do Canvas temos o como a empresa irá fazer para realizar os objetivos, onde se encaixam os blocos de principais recursos, atividades-chaves, principais parcerias e estrutura de custos.

Abaixo segue a imagem do Business Model Canvas:

Business Model Canvas Português

Segmento de Clientes

  • Para quem criamos valor?
  • Quais são os nossos clientes mais importantes?

Exemplos:

Casas Bahia – Pessoas das classes C, D e E que precisam de crédito para comprar ou pessoas buscando preços baixos e facildiade de pagamento.

Ferrari – Homens ricos e apaixonadas por carros esportivos.

Canais

  • Que canais preferem nossos segmentos de mercado?
  • Como estabelecemos atualmente o contato com os clientes?
  • Como se conjugam nosso canais?
  • Quais têm melhores resultados?
  • Quais são mais rentáveis?
  • Como se integram nas atividades diárias dos clientes?

Exemplos:

Submarino Logística – Correios e operadores logísticos privados.

Submarino Marketing – Site, SEO, link patrocinado e publicidade online

Relacionamento com Clientes

  • Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos de mercado?
  • Que tipo de relação temos estabelecido?
  • Qual é o custo destas relações?
  • Como estão integradas em nosso modelo negócios?

Exemplo:

Santander – Agências, agências Van Gogh, atendimento por telefone, SAC, ouvidoria, redes sociais e internet banking.

Fontes de Receita

  • Por que valor estão dispostos a pagar nossos clientes?
  • Por que pagam atualmente?
  • Como pagam atualmente?
  • Como eles gostariam de pagar?
  • Quanto geram as diferentes fontes de renda ao total da renda?

Exemplos:

Emirates – Venda de passagens aéreas, transporte de carga e reserva de carros e hotéis.

Turma da Mônica – Venda de revistas, licenciamento de produtos e venda de animações

Proposta de Valor

  • Que valor proporcionamos aos nossos clientes?
  • Que problema de nossos clientes ajudamos a solucionar?
  • Que pacotes de produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de mercado?
  • Que necessidade dos clientes satisfazemos?

Exemplo:

Apple – Produtos inovadores com qualidade e design diferenciado e simples de serem usados.

Subway – Lanches rápidos, saudáveis e personalizados.

Recursos Chave

  • Que recursos chave requerem nossas propostas de valor?
  • Nossos canais de distribuição?
  • Relações com clientes?
  • Fontes de renda?

Exemplos:

Facebook – Base de usuários, equipe, servidores e plataforma.

Vale – Minas, equipamentos e know-how técnico.

Atividades Chave

  • Que atividades chave requerem nossas propostas de valor?
  • Nossos canais de distribuição?
  • Relações com clientes?
  • Fontes de renda?

Exemplos:

Globo – Elaborar programas, produzir programas, vender propaganda e buscar novos talentos.

Cacau Show – Desenvolver novos chocolates, produzir chocolates, gestão das franquias, distribuição e venda.

Parcerias Chave

  • Quem são nossos parceiros chave?
  • Quem são nossos provedores chave?
  • Que recursos chave adquirimos de nossos parceiros?
  • Que atividades chave realizam nossos parceiros?

Exemplos:

McDonalds – Fornecedores e franqueados.

Zynga – Facebook, appstores, comunidade dos jogos e lojas que vendem cartão pré-pago Zynga.

Estrutura de Custos

  • Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
  • Quais são os recursos chave mais caros?
  • Quais são as atividades chave mais caras?

Exemplos:

Claro – Infraestrutura da rede, lojas, funcionários, marketing e call center.

Latam – Aviões, manutenção dos aviões, combustível, marketing, funcionários, call center e sistemas de TI.

Você pode desenhar o Canvas em uma folha de papel grande, em uma lousa ou também pode usar softwares online gratuitos, abaixo você pode acessar alguns sites para criação de Business Model Canvas:

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