Logotipo Design Interativo
Mapa de Empatia

Ferramentas de UX: Mapa de Empatia


O mapa de empatia é muito semelhante a proto-persona, mas este canvas possui algumas particularidades nas perguntas que fazemos ao criarmos as suas características.

O mapa de empatia como o próprio nome diz faz com que pensamos empaticamente com os usuários, entendendo melhor seu comportamento. Como na persona ele é baseado em uma hipótese do perfil do público-alvo.

Primeiramente coloque o nome e a idade do perfil depois para criar o mapa de empatia precisamos inserir 6 quadrantes onde são segmentados da seguinte maneira:

O que pensa?

O que é importante para ele, o que pensa da vida, do futuro, das noticias dos jornais, quais são suas esperanças, quais são seus sonhos, esta triste? esta feliz?

O que vê?

Quais programas de TV? Quais redes sociais? Sites da internet? Jornais? Pessoas?
O que acontece diante dos olhos dele? Como ele costuma agir? Como é o seu ambiente?

O que escuta?

O que as pessoas falam para ele? O que ele ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?

O que falo e faço?

O que ele fala para as pessoas? Ele faz o que fala? Sobre quais assuntos ele fala? Quais atividades ele faz? O que ele faz no dia-a-dia? Como é a vida dele?

Dores

De que ele reclama? Quais problemas ele tem? Quais insatisfações e frustrações? Quais obstáculos ou desafios ele possui? Quais são essas barreiras?

Necessidades

O que ele quer? Quais são os sonhos dele? O que é sucesso para ele? O que o faz feliz? O que ele almeja atingir? Como ele pode medir o sucesso?

Respondendo todas essas perguntas quer dizer que você já conhece o seu usuário, se não conseguir então é necessário realizar mais pesquisas para entender melhor e ter mais empatia.

Abaixo imagens do canvas do Mapa de Empatia:

 

Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade