Logotipo Design Interativo
Louis Rosenfeld

Heurísticas de Louis Rosenfeld


Página principal

  • Suporta múltiplas maneiras de alcançar o conteúdo? (busca, navegação local e global, índice remissivo, mapa do site, etc.)
  • Destaca as melhores maneiras para alcançar o conteúdo? (suportar poucas maneiras que sejam úteis ao usuário é mais efetivo em termos de custos que prover todos as possíveis maneiras.)
  • rienta o usuário sobre o assunto do site e sobre qual é o conteúdo disponível? (isso é especialmente importante se houverem muitos usuários novatos que visitam o site.)
  • Atende aos usuários que já visitaram o site e sabem o que estão procurando?

Interface de busca

  • É fácil encontrá-la e está posicionada consistentemente?
  • É fácil de usá-la? (Uma simples caixa de busca com um botão é normalmente suficiente e geralmente é a primeira coisa que o usuário procura quando deseja fazer uma busca)
  • Permite que o usuário refaça ou refine sua busca?
  • Os construtores de query são usados eficazmente? (os construtores de query incluem o corretor ortográfico, a pesquisa de radicais, a busca por conceito e a busca em tesauros.)

Resultados da busca

  • Os resultados relevantes estão no topo da lista?
  • Está claro quais foram os parâmetros usados na busca? (muitos mecanismos de busca repetem as palavras chaves e os parâmetros digitados)
  • Está claro o que foi buscado? (isso é especialmente importante quando existem várias áreas de busca)
  • Está claro quantos resultados foram encontrados?
  • As informações apresentadas para cada usuário são úteis? (deve existir informação suficiente para distinguir os resultados)
  • Os resultados estão agrupados de uma forma útil?

Navegação global

  • É possível se mover através do site com poucos cliques?
  • A amplitude e a profundidade da estrutura estão balanceadas?
  • Os rótulos são claros e significativos?

Navegação contextual

  • Está claro onde estou tanto em termos de qual site estou como também em que lugar dentro do site estou?
  • Existem poucas opções que me conduzem onde eu gostaria de ir em seguida?
  • As opções tem rótulos claros?

Fonte: (ROSENFELD, L. Information Architecture Heuristics, louisrosenfel.com, 2004
Site: http://louisrosenfeld.com/home/bloug_archive/000286.html

Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade