Logotipo Design Interativo

Seria UX letras mágicas?


Estamos vivendo a “uxzação” da profissão, o que? Acompanhando o Linkedin e a forma como as empresas estão procurando profissionais de UX no mercado esta me intrigando.

Existe muitas empresas que sabem efetivamente o que User Experience significa, mas existe uma parcela no mercado que acredita que perfil de emprego para UX é ser um Webdesigner com conhecimentos extras, vejo todos os dias headhunter procurando profissionais de UX e quando resolvo ler quais são as habilidades necessárias para entrar naquela vaga fico pensando se realmente aquela vaga é para UX ou para user interface, designer ou até front-end.

Já vi vaga para UX Designer Sênior onde o recrutador, pede para que o candidato possua experiência em criação de interface, html, css e javascript e em nenhum momento cita técnicas utilizadas que reflitam se o projeto é adequado aos usuários, como testes, entrevistas, jornada etc…

Seria UX letras mágicas? Resolvi chamar assim o título deste artigo para um fato que aconteceu recentemente.

Conversando com um colega de trabalho comentei que o mercado estava bem aquecido e que volta e meia recrutadores me adicionam ao Linkedin e me oferece alguma vaga para trabalhar em outra empresa para UX Designer, meu cargo no perfil esta como Analista UX, comentando isso, perguntei para ele qual era o seu cargo no perfil, não me lembro exatamente como ele havia colocado mas não tinha a palavra UX e ele me disse que não tem recebido propostas e muito menos o pessoal de recursos humanos pedindo para adicionar, foi ai que resolvemos fazer um teste, falei pra ele você trabalha aqui na equipe de UX coloca essa palavra em seu perfil, ele resolveu colocar.

Fomos almoçar e qual não foi nossa surpresa logo após, ele recebeu um convite de um recrutador.

Hoje vemos muitas vagas, acredito que o mercado esta percebendo a importância de apresentar produtos que as pessoas consigam usar, que façam algum sentido e que gerem resultados, mas ainda sim vejo pessoas que estão se confundindo e gourmetizando suas vagas, pois em minha concepção UX Design pode ser traduzido em apenas Design, pois essa seria a real função dessa palavra, o designer ou projetista como o próprio nome diz deve criar “coisas” que realmente sirvam através de estudos, pesquisa e testes.

Acredito que UX é apenas um termo “gourmet”, posso estar errado, assim como Arquitetura da Informação foi famosa um dia o termo UX pode se tornar obsoleto, no fim é apenas Design. Mas hoje em dia ela ainda é mágica para algumas empresas.

Deixe o seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade

Design Tools

Links

Conheça sites sobre ux, design, front-end, comunicação, inspiração e muito mais, fique por dentro das novidades do mercado com nossa lista.


Profissionais Influentes

Conheça os profissionais que influenciam e trabalham para a comunidade de design e fron-end e user experience, confira o Twitter de cada um.


Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades do site
publicidade
publicidade
publicidade