Web Semântica em Projetos de Arquitetura de Informação


websemântica e arquitetura de informação

Com o passar dos anos a web evolui rapidamente e se tornou um meio de comunicação indispensável para todas as pessoas que buscam informações de forma rápida e precisa. Esta evolução veio ao encontro da necessidade dos usuários em consumir respostas para suas perguntas, seja para um serviço, uma compra ou até mesmo assuntos acadêmicos e pessoais.

Quando pensamos em projetos de Arquitetura de Informação devemos levar em consideração o principal foco do desenvolvimento o usuário que consumirá as informações, por isso dizemos que os projetos devem ser centrados no usuário, essa é uma das premissas do uso da web semântica, pois conseguimos tratar melhor o que será buscado.

A busca pela informação se tornou prioridade, e fazer com que mecanismos de pesquisa entendam realmente a estrutura das páginas faz com que se tenha maior eficácia trazendo resultados melhores de acordo com a necessidade de cada um.

Dar importância a web semântica nos projetos é desenvolver também soluções para todo tipo de usuário possibilitando a acessibilidade, sendo assim pessoas que antes não conseguiam ler essas informações agora podem através de equipamentos especiais ter o mesmo acesso e adquirir o conhecimento e a resposta para suas perguntas.

O processo de estabelecer significado a cada elemento através de uma página torna as marcações mais unificadas empregando padrões que melhoram o processo de desenvolvimento e manutenção de sites aumentando o desempenho do projeto e a facilidade de compreender todo o conteúdo que a compõe.





Artigos Relacionados


Designer de Interface pós graduado em Arquitetura da Informação. UI/UX Designer e Front-end Developer, atualmente atendo empresas como freelancer e sou colaborador em uma agência de comunicação onde desenvolvo interfaces criativas com foco na experiência do usuário. Organizador por natureza acredito que o caos é a matéria-prima necessária.

Um comentário em “Web Semântica em Projetos de Arquitetura de Informação

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>